Tambor Carioca

 Sobre  

Ensinar em Harmonia

 

O TAMBOR CARIOCA foi criado em 2005, pelo músico Sérgio Conforti.
Durante estes anos, atuou, paralelamente, como grupo musical e escola de percussão e, em 2010, se tornou, também, bloco de carnaval.
O TAMBOR CARIOCA é um projeto que, com suas atividades, consegue agregar pessoas diferentes, promove o ensino da música e divulga a cultura brasileira.


 Grupo Musical 
O grupo vem se apresentando em algumas das mais conceituadas casas de show do Rio de Janeiro, como o Circo Voador, Lapa 40 graus e Rio Scenarium.
Ao longo destes anos, além do repertório que inclui grandes compositores brasileiros, o TAMBOR CARIOCA foi trabalhando um repertório autoral e, com este, lançou em 2012 o seu primeiro CD. Intitulado, TODAS AS CORES, alusão à mistura de influências que compõem a cultura brasileira, representa bem a proposta e característica do grupo. As dezessete faixas do CD, todas inéditas, levam a um passeio por diferentes gêneros musicais. Do samba ao pop, o grupo imprime o seu tom carioca e brinca com a diversidade dos ritmos.

 

Oficina

 

Dia da Semana: 2ª Feira

Horário: 19:00 às 20:30

A oficina do TAMBOR CARIOCA é dirigida e ministrada por Sérgio Conforti. As aulas têm a participação da cantora e de um músico (cavaquinista/violonista) do grupo que, em parte da aula tocam com a turma, para que exercitem e coloquem em prática o que foi aprendido.

Utilizando instrumentos típicos do carnaval carioca (caixa, pandeiro, tamborim, repique, ganzá, surdo e agogô), o aluno trabalha diversos gêneros musicais (samba, maracatu, ciranda, baião, ijexá, marchinha, carimbó, coco, funk, reggae etc ) e suas misturas.

A oficina é aberta a pessoas de qualquer nível de conhecimento musical e conta com uma apostila, desenvolvida especialmente para o trabalho, que, também, inclui exercícios de leitura rítmica.

Os alunos trabalham o repertório de show do grupo TAMBOR CARIOCA, bem como o da bateria do bloco e do bloco (músicas próprias e de outros compositores). De acordo com o desenvolvimento de cada um, os alunos passam a integrar o bloco Tambor Carioca, participando de ensaios e apresentações no decorrer de todo o ano.

Sergio Conforti
Sobre a Fundador

 

Sérgio Conforti nasceu no Rio de Janeiro, em 28 de janeiro de 1965. Teve aulas com os professores Cláudio Wilner, Bituca (Edgar Nunes Rocca) e Pascoal Meirelles. Estudou teoria musical no Sistemus e, atualmente, estuda percussão rudimentar com John Grant (Blue Devils e Tchá Degga Da) e Nico Owen (The Cavaliers). 

Lecionou no Centro de Estudos Artemúsica de 1995 a 2012. Foi incluído na lista dos mais importantes professores de bateria brasileiros de todos os tempos, publicada na revista Modern Drummer Brasil, em 2012.

Dentre gravações e shows, teve a oportunidade de tocar com Alcione, Claudio Lins, Gabriel Moura, Jorge Benjor, Paulinho Moska e Sérgio Loroza, entre outros. Estreou no teatro com o musical As Noviças Rebeldes, sob direção de Wolf Maya, e trabalhou com Fafy Siqueira e Raul Cortez. Excursionou por Chile, Portugal, França e Alemanha tocando música brasileira.  Participou de duas telenovelas da Rede Globo e da produção cinematográfica ítalo-brasileira Pure Juice.  Criou o Tambor Carioca (oficina de percussão, grupo e bloco) e é co-autor do livro/CD A Semínima Solitária (Ed. Irmãos Vitale). Foi incluído na lista dos mais importantes professores de bateria brasileiros de todos os tempos, publicada na revista Modern Drummer Brasil.,Atualmente faz parte, também, do grupo de rock progressivo Veludo.

Hoje em dia ensina bateria em seu próprio estúdio e percussão na Maracatu Brasil. Dentre seus muitos alunos, destacam-se Rodrigo “Barba” Lins (Los Hermanos) e Álvaro Birita (Biquini Cavadão).

Entre em Contato!

Tel: 021 99743 4788

Seus detalhes foram enviados com sucesso!